Pular para o conteúdo principal



FORRÓ,ARASTAPÉ,XAXADO,BAIÃO,XOTE



Sou conhecido como Prof Bond !  Minha trajetória com a Dança Social à Dois ( Dança de Salão) começou em 1982 , com o Forró e outros ritmos.  Em 1994, com a abertura do "Projeto Equilíbrio" do amigo Prof. Wagner  em Pinheiros, o Forró se fortaleceu na cidade de São Paulo por ser um espaço de integração de vários grupos sociais e artistas do Forró do estado de São Paulo.  Participei ativamente nessa época e contribui com o coletivo da inserção das movimentações de giros, já que essa dinâmica atraía os jovens para a pista.  As inspirações desses movimentos de giros se originaram do Samba Rock, gênero muito presente nas comunidades dançantes da capital.  Nesse mesma época, participava como dançarino em varias bandas de Forró do movimento "Universitário".  

Leciono há mais de duas décadas o Forró Dança e outros gêneros em estúdio próprio, escolas parceiras, casas de culturas.  Desde 2018, participo do movimento Forró Patrimônio Cultural através do Fórum do Forró de Raiz de São Paulo.

O que é o Forró ? : é uma complexa manifestação cultural popular de origem nordestina que inclui diversas formas de expressão da arte como dança, música, culinária, artesania, literatura, entre outras.  Sua dança e música tem a mesma denominação e desta forma, usamos a expressão Forró Dança ou Forró Música para distinguir quando estamos nos referindo a um ou a outro para evitar dificuldade de entendimento.    
temática da música de raiz do Forró está ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil, sendo tocada principalmente pela tríade dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba.

História do Forró
De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como os locais de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes da festa para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés, evitando assim a poeira subir.

Origem do nome
A origem do nome Forró tem algumas versões, sendo a mais aceita por comprovações é que deriva da abreviação da palavra Forrobodó que significa confusão, farra. 

Características
Uma das principais características do Forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.
Embora seja tipicamente nordestino, o Forró espalhou-se pelo Brasil devido a migração do seu povo principalmente nas décadas de 1960 e 1970, fazendo grande sucesso. 

Existem vários subgêneros do Forró Música sendo suas matrizes o ritmos Xote, Baião, Forró, Coco, Xaxado, Rojão e Arrastapé e , de acordo com a época das suas expressões e diferenças formas de tocá-lo receberam adjetivos como Forró de Raiz (Tradicional ou Pé de Serra) , Forró Universitário e o Forró Eletrônico.  Alguns dos principais representantes da música Forró de Raiz (Tradicional ou Pé-de-Serra)  são Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Marinês, Anastácia e Sivuca.

Benefícios do Forró Dança:

Bem-estar geral, isto é , físico e psíquico através de atividade social dançante.  Atualmente, além das escolas de dança, diversos ambientes promovem o Forró Dança por reconhecer seus benefícios, tais como, academias de ginástica pois além de tonificar os músculos, principalmente das pernas, é possível perder calorias de forma natural e extremamente prazerosa, pois as melodias do Forró Música, além de agradáveis e dançantes são muito animadas para estimular a prática do exercício à dois.  Atua naturalmente no alívio do estresse e quando praticada regularmente contribui com a perda peso, explica o professor Bond.   Segundo sua indicação, a frequência ideal para um iniciante é de duas a três aulas por semana, caso queira obter todos os benefícios mencionados. 

Venha conhecer os 5 principais benefícios do Forró Dança para sua saúde:
1 - Controla a ansiedade: Por ser uma atividade que exige concentração nos passos, ritmos e no parceiro de dança, a prática ajuda a controlar a ansiedade em outros âmbitos da sua vida. Quando você dançar Forró, tente libertar seus pensamentos e aproveitar o momento de dança e alegria que o ritmo proporciona.
2 - Favorece a perda de peso: Para quem quer diminuir as medidas e conquistar o peso ideal, o Forró também pode te ajudar! Cerca de uma hora de dança em um ritmo mais acelerado, é capaz de queimar mais de 200 calorias.
3 - Tonifica os músculos: O Forró não beneficia apenas os músculos inferiores, ainda ajuda a melhorar a flexibilidade e evitar as cãibras.
4 - Afasta a depressão: A sua dança abraçada favorece a socialização, conhecer novas pessoas, conversar e ter um novo hobby, ajudando na liberação de serotonina , o hormônio do bem-estar que atua no combate a depressão.
5 - Melhora o equilíbrio: São tantos "dois pra lá e dois pra cá", giros e controle no ritmo que exercitamos o nosso equilíbrio a cada aula, fazendo com que os passos sejam feitos com mais segurança e até agilidade.

Todo mundo pode dançar Forró?

Uma dança tão alegre e contagiante, não podia ser seletiva, não é mesmo? Segundo o professor Bond Dance, o Forró é democrático e todos podem praticar: "A dança não tem limites, hoje em dia temos projetos que até pessoas em cadeira de rodas dançam. Lógico, tem uma certa adaptação para que a dança em geral tenha um campo cada vez maior de público para atingir em qualidade de vida.  Não existem restrições e sim alguns cuidados para que a atividade seja feita com segurança e apenas proporcione saúde, bem-estar e alegria, explica o especialista.
Contato:11-55225805 whatassap : 1198773552

visite nossos videos no facebook







local das atividades :Rua Comendador Elias Zarzur nº48 fundos sobre loja sto amaro
                   Rua botucatu 254 jd dom jose embu das artes sp

















Comentários

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRADE ATUALIZADA DA VALORES E AULAS JANEIRO 2017 SANTO AMARO

FORRÓ-RASTAPE-XOTE- BAIÃO-XAXADO

SERTANEJO/FORRO / VANERA /COUNTRY